Histórico


Referência nas esferas municipal, estadual e nacional como uma das mais importantes escolas de Urologia do país, a Unidade Docente Assistencial (UDA) de Urologia é composta pela Disciplina de Urologia da UERJ e pelo Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ. Lugar onde se pratica e se aprende a Urologia de ponta, onde se produz conhecimento, por meio da pesquisa científica e onde a população pode encontrar soluções para seus problemas urológicos desde a pequena, passando pela média até a alta complexidade, a UDA de Urologia da UERJ, somando todos os atendimentos, realiza cerca de 25.000 consultas ao ano.

Trata-se de uma das mais tradicionais escolas de Urologia do Rio de Janeiro, cuja história teve início em 1936, quando a Disciplina de Urologia foi iniciada e assumida pelo Professor Catedrático Álvaro Cumplido de Sant’Anna, apenas 10 anos após a fundação da própria Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 1926. A Disciplina funcionava no Hospital São Francisco de Assis, na Av. Presidente Vargas, à época em que o Rio de Janeiro era a capital do país. Fundador da Confederação Americana de Urologia (CAU), foi Diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Reitor da UEG (posteriormente, UERJ), o Professor Álvaro comandou a Disciplina de Urologia até 1964.

Em 1967, a Disciplina, já sediada no Hospital Pedro Ernesto, foi assumida pelo Professor Sérgio D’Ávila Aguinaga, também Catedrático e após um concurso público. Este a comandou até 1992, sendo o responsável pela sua modernização e inserção no circuito científico internacional dando início, inclusive, ao Programa de Transplantes Renais e ao Programa de Residência Médica para formação de especialistas em Urologia. Os Professores Cumplido e Aguinaga foram expoentes e intensos participantes das Sociedades Científicas da Urologia Brasileira e Mundial, tendo sido Presidentes da SBU e da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Após a sua aposentadoria, o Professor Aguinaga foi sucedido pelo Professor Haward Kano, que comandou a UDA de Urologia da UERJ de 1997 até o ano de 2001, quando foi sucedido, após concurso público, pelo Professor Titular de Urologia da UERJ, Ronaldo Damião, que imprimiu seu ritmo forte de administração, potencializando, junto com sua equipe de experientes professores e jovens médicos urologistas, todas as iniciativas dos que o precederam e multiplicando por muito o alcance e a atuação das múltiplas subespecialidades da Urologia, e que permanece na Coordenação da UDA de Urologia até os dias atuais. O Professor Ronaldo Damião também é membro da Academia Nacional de Medicina (ANM) e já foi Presidente da SBU e depois Secretário Geral, o que permitiu uma interação perfeita entre a UDA e a Sociedade da Especialidade, com ganhos concretos para todos os envolvidos na prática urológica, principalmente os pacientes.

Atualmente, além do Corpo Clínico, o Serviço conta com três enfermarias de adultos, três salas diárias de cirurgia, com um CTI exclusivo para recuperação anestésica e de cirurgias de alta complexidade, três vagas na Enfermaria de Adolescentes e três vagas na Enfermaria de Cirurgia Pediátrica. Oferece ainda Ambulatório em todas as subespecialidades urológicas (Urooncologia, Urolitíase, Doenças da Próstata, Urologia Reconstrutora, Uropediatria e Adolescentes, Andrologia, Saúde do Homem, Disfunções Miccionais e Urologia Feminina).

Voltar



Atalho para à página do Facebook da empresa. Atalho para à página do Instagram da empresa.