Publicado em 9 jul 2018

Cistite é mais comum entre as mulheres


Um dos tipos de infecção urinária, a cistite é uma inflamação da bexiga, órgão responsável por armazenar a urina, e que costuma provocar dor intensa no baixo ventre, podendo irradiar para a região lombar, além de ardor durante a micção, dificuldade e necessidade urgente de urinar com frequência.

A inflamação pode ser causada por alguns medicamentos, principalmente os que são utilizados no tratamento do câncer, e também pode ser provocada por um cateter ou por um instrumento utilizado durante algum ato cirúrgico. Contudo, na maioria dos casos, a doença é causa por bactérias, principalmente as do grupo dos coliformes fecais que habitam o intestino, como a bactéria Escherichia coli, e que atingem a bexiga através da uretra (canal de saída da urina).

A cistite afeta mais as mulheres, principalmente em período fértil, que vai da adolescência até a fase adulta. Isso se deve a questões anatômicas, já que a uretra feminina é mais curta e está mais próxima do ânus e isto favorece a entrada de bactérias provenientes da vagina e do intestino. Embora com menos frequência, a doença também atinge crianças e homens, especialmente os com mais de 50 anos pelo eventual aumento da próstata, e as mulheres após a menopausa.

Em geral, o diagnóstico é feito a partir do relato dos sintomas e confirmado pelo exame de urocultura, no qual uma amostra da urina é analisada em laboratório para identificar o agente infeccioso e orientar o tratamento, que nos casos mais simples inclui beber bastante água e o uso de antibiótico.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a cistite: ingerir bastante líquido, preferencialmente água; evitar prender a urina por muito tempo e urinar regularmente, mesmo que não tenha desejo; fazer a higiene íntima adequada, especialmente após a evacuação e sempre utilizando o papel higiênico no sentido da frente para trás; e para as mulheres também é indicado trocar os absorventes higiênicos com frequência para evitar a proliferação bacteriana.

Notícias, Urologia UERJ informa |

Voltar



Atalho para à página do Facebook da empresa. Atalho para à página do Instagram da empresa.