Publicado em 29 jan 2020
Hupe utiliza nova tecnologia para tratamento focal do câncer de próstata
O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) iniciou, no dia 28 de janeiro, o programa de tratamento minimamente invasivo de câncer de próstata, com a utilização do ultrassom de alta intensidade HIFU Focal One. Equipamento de última geração, o aparelho utiliza ondas de calor para destruir as células cancerosas, sem necessidade de remoção da próstata. O HUPE é o primeiro hospital totalmente público no Brasil a disponibilizar para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento com o HIFU Focal One, que foi adquirido em dezembro em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e está instalado no Serviço de Urologia do hospital.
“Essa é mais uma opção de tratamento ofertada pelo HUPE, com o objetivo de proporcionar tratamento de qualidade e de última geração à população do Estado do Rio de Janeiro. O HIFU Focal One é utilizado para tratar pequenas lesões prostáticas e apresenta bons resultados no controle do câncer de próstata, com menor possibilidade de efeitos colaterais indesejados, como a incontinência urinária e a disfunção erétil. Além disto, a técnica permite uma recuperação mais rápida, com alta dentro de 24 horas, na maior parte dos casos”, explica o Dr. Rui de Teófilo e Figueiredo Filho, diretor médico do HUPE, membro do Serviço de Urologia e um dos coordenadores do programa de HIFU do hospital.
Para a indicação de uso do HIFU Focal One, é necessário avaliar cuidadosamente cada paciente e a possibilidade de utilização desta tecnologia, já que o tratamento com este aparelho é indicado para pacientes com pequenos tumores, em sua fase inicial e geralmente com baixa agressividade, nos quais os tratamentos convencionais apresentam taxas de complicações muitas vezes superiores aos possíveis benefícios.