Publicado em 5 dez 2019
Equipamento de última geração para o tratamento focal do câncer de próstata é a mais nova aquisição do Hospital Universitário Pedro Ernesto
O investimento em tecnologias que proporcionem um tratamento de ponta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das prioridades do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). Seguindo este princípio, o setor adquiriu, recentemente, o aparelho HIFU FOCAL ONE, ultrassom de alta intensidade que permite o tratamento focal do câncer de próstata. Referência na área da Urologia no Estado do Rio de Janeiro, o Hupe é o primeiro hospital público no Brasil a disponibilizar o tratamento com este equipamento para pacientes do SUS.
“Este é um aparelho que pode levar a cura do paciente sem a cirurgia e sem a radioterapia. Por meio de um probe endoretal, o aparelho transmite ondas de ultrassom que vão elevar a temperatura e matar as células cancerosas. Esta é mais uma forma de tratamento e que permite preservar funções vitais importantes do homem com câncer de próstata, como a função sexual e a continência urinária, e também sem necessidade de transfusão sanguínea”, explica o Dr. Ronaldo Damião, chefe do Serviço de Urologia do Hupe e professor titular da Uerj. Além da preservação das funcionalidades, outra vantagem é que o HIFU permite que o paciente tenha alta no dia seguinte e retome todas as suas atividades em curto prazo.
Para a indicação de uso do HIFU FOCAL ONE, é necessário avaliar cuidadosamente cada paciente e a possibilidade de utilização desta tecnologia, já que o tratamento com este aparelho é indicado para pacientes com determinado tipo de tumor, localizado e geralmente com baixa agressividade, como explica o Dr. Ronaldo Damião: “O tumor precisa estar em sua fase inicial, localizado em um dos lobos da próstata, ter um PSA abaixo de 10 e um tumor menor de dois centímetros. É uma oportunidade muito boa e nós pretendemos desenvolver pesquisas com esse novo aparelho comparando com as outras formas de tratamento, como a cirurgia robótica a radioterapia e a cirurgia aberta.”