Publicado em 4 fev 2019
Dia Mundial do Câncer: campanha busca aumentar a conscientização e a educação sobre a doença
Reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce no controle do câncer por meio da conscientização e da educação sobre a doença: este é um dos objetivos do Dia Mundial do Câncer, celebrado ontem, dia 4 de fevereiro. O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo. No Brasil, de acordo com uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram cerca de 600 mil novos casos da doença somente em 2018.
Alguns tipos de câncer são bastante conhecidos, como o que atinge a pele, próstata, mama, pulmão, intestino, bexiga, rim… Mas a doença pode surgir em qualquer parte do corpo. Na verdade, segundo o Inca, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos, e, dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Tabagismo, sedentarismo e má alimentação estão entre os principais fatores de risco para o surgimento de tumores. Por isso, adotar alguns bons hábitos pode ajudar na prevenção do câncer e, até mesmo, de outras doenças: ter uma alimentação saudável, reduzindo a ingestão de açúcar e de carne processada; praticar atividades físicas; evitar o uso de tabaco, drogas ilícitas e o consumo excessivo de bebida alcoólica; vacinar-se contra a hepatite B e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos; e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e sem proteção adequada.
Além disto, detectar um tumor em estágio inicial é decisivo para ser bem-sucedido no tratamento, como no caso do câncer de próstata, cujo diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, chegando a 90%. Então, fazer consultas regulares com um médico e manter os exames preventivos em dia são fatores essenciais para manter uma boa saúde.
Sobre a campanha
Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer é uma campanha de alerta à sociedade sobre a prevenção, importância da detecção precoce e o tratamento do câncer. Neste ano, a campanha traz o tema “Eu Sou E Eu Vou”, destacando o poder que cada pessoa tem reduzir o impacto do câncer na sua vida, na vida das pessoas à sua volta e no mundo.