Publicado em 9 ago 2018

Varicocele é problema comum em adolescentes


Uma doença bastante comum entre os adolescentes, a varicolece é caracterizada pela dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme testicular, isto é, das veias que recolhem o sangue dos testículos. A estimativa é de que um a cada cinco mil adolescentes apresente o problema, especialmente na faixa etária que vai dos 11 aos 15 anos.

Por questões anatômicas, é mais comum que a varicocele afete o testículo esquerdo e, via de regra, a doença é assintomática. Desse modo, o diagnóstico é feito a partir do exame clínico, como explica o especialista em uropediatria do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Edson Salvador: “O diagnóstico é feito pelo exame físico, com a palpação da bolsa escrotal com e sem manobras que aumentem a pressão abdominal, pela medida do tamanho e do volume do testículo e pelo ultrassom com doppler, que selam o diagnóstico e fornecem alguns parâmetros que acrescentam a indicação do tratamento cirúrgico”.

No homem adulto, a varicocele é a principal causa reversível de infertilidade. No entanto, isso não quer dizer que todos os adolescentes com varicocele irão desenvolver infertilidade quando adultos, já que não há estudos científicos conclusivos que comprovem este fato.

O tratamento cirúrgico da varicocele no adolescente ocorre com pouca frequência. “Os casos precisam ser minuciosamente avaliados pelo especialista, onde os riscos e benefícios da cirurgia devem ser ponderados e a decisão compartilhada com o adolescente e com os responsáveis”, diz o especialista. Atualmente, o Serviço de Urologia do Hupe oferece a cirurgia a pacientes do SUS pela técnica subinguinal com microscópio, considerado o padrão ouro.

Notícias, Urologia UERJ informa |

Voltar



Atalho para à página do Facebook da empresa. Atalho para à página do Instagram da empresa.